Tendências 2026: Decoração da Sala de Estar

Tendências 2026: Decoração da Sala de Estar

Como decorar a sala de estar em 2026?

Ano novo, novas tendências – como costumamos dizer. E para quem tem gosto pelo mobiliário, a decoração da sala de estar é palco de algumas mudanças.

Se nos últimos anos vimos o minimalismo a reinar, agora estamos a voltar ao conceito “lar como refúgio”. Um espaço de acolhimento, segurança e tranquilidade, para recarregar energias e aliviar o stress do dia a dia.

Deixamos de lado as salas que parecem exposições de museu, cuja impecabilidade é difícil de sustentar no dia a dia. A tendência é criar ambientes com alma, onde a manta no sofá não está "desarrumada", mas sim "convidativa", e onde cada peça tem uma função.

Na Mobiladora Pereirense, abraçamos esta filosofia. Por isso, selecionamos as 4 tendências para 2026, com tudo o que precisa, para decorar a sala de estar aos seus gostos.

 

1. Mobiliário inteligente

Com os espaços de hoje a servirem múltiplos propósitos, de cinema em casa a escritório improvisado, o mobiliário tem de ser mais inteligente.

Isto é, os móveis devem adaptar-se a si e às suas necessidades – e não ao contrário!

É aqui que entram as soluções "tudo-em-um". O sofá ideal para 2026 oferece mais do que estética e conforto: oferece soluções de armazenamento e tecnologia integrada.

Veja, por exemplo, o Sofá Calvin. A sua chaise longue não só é reversível, permitindo-lhe adaptá-la ao seu espaço (à esquerda ou à direita), como inclui um baú de arrumação integrado. É o local perfeito para guardar mantas, comandos ou almofadas extra.

Dica de ouro: Ao escolher uma peça de mobiliário, pense em “quantas funções ela pode desempenhar?”. Exemplo: um sofá que oferece assento, arrumação e uma cama extra está a triplicar o seu valor por metro quadrado.

 

2. Design Biofílico

Em 2026, a natureza nos interiores continua a estar na moda.

A paleta de cores foca-se em tons terra, verdes-secos, azuis-serenos e beges. A madeira, em particular a madeira clara de inspiração nórdica, é protagonista. Ela traz calor, textura e uma sensação de aconchego.

Contudo, o design biofílico vai além de ter apenas algumas plantas na sala de estar. Trata-se de infundir a calma do exterior em todo o ambiente, com o objetivo de promover o bem-estar e conforto.

Na prática, isto é optar por móveis com acabamento em madeira natural ou fibras vegetais, em vez de um lacado ou laminado.

O Cadeirão Julia é o exemplo perfeito. A estrutura em madeira clara e o detalhe artesanal da palhinha trançada nas laterais são uma ode à natureza. Além disso, o sistema de baloiço oferece um relaxamento terapêutico, tornando-o o seu refúgio privado.

 

3. Cor e personalização do ambiente

Já passou a moda da sala de estar onde tudo parece saído de um catálogo. Hoje, o que se quer é um espaço com alma, onde cada peça tem uma história. É dar prioridade ao que tem significado para si, e não ao que foi feito em série.

Essa mudança de atitude vê-se no regresso de cores mais ousadas e das "peças centrais", que são mais do que simples móveis, são uma declaração.

Siga a sua intuição!

Pode ser com uma parede de destaque, umas almofadas que se destacam, ou – para quem gosta de inovar – na sua peça de mobiliário principal, como aquele sofá que sempre quis ter.

Se a sua sala é o palco da sua personalidade, porque não escolher um sofá que fale por si?

O Sofá Vidal, com o seu design nórdico de linhas direitas, está disponível numa paleta de cores surpreendente, incluindo um amarelo, vermelho ou verde-escuro. É uma forma imediata de injetar energia e carácter no espaço.

 

4. Priorização da funcionalidade

Durante anos, a arrumação era algo que tentávamos esconder ao máximo. Em 2026, ela assume-se com orgulho. 

Os móveis de arrumação, como aparadores e estantes, são agora peças de design centrais, tão importantes para a estética como para a função.

A tendência aponta para peças com personalidade, que misturam materiais e que servem tanto para guardar bens como para expor os seus livros de arte, gira-discos ou memórias de viagem.

O Aparador Málaga com 4 Portas e 2 Gavetas é um exemplo perfeito. Com dois metros de largura, oferece uma solução de arrumação imensa. 

Mas é o seu design que o destaca. As linhas diagonais que marcam as portas e a combinação de acabamentos (como o Carvalho Cinza e Preto) conferem-lhe um dinamismo e uma sofisticação que o tornam o ponto focal da sala de estar.

Renovar a sua sala é criar um espaço que se alinha com o seu estilo de vida.

Explore todas as nossas soluções e comece a desenhar o seu refúgio pessoal!